Vista de Palomas

A Vitivinícola Cordilheira de Santana foi criada para proporcionar prazer no consumo de vinhos a um seleto número de clientes especiais, através da produção e comercialização de vinhos finos de excepcional qualidade e suprindo o mercado brasileiro com vinhos de reconhecimento interna-cional. O valor principal que norteia nossa atividade é o respeito ao cliente.

Desejamos, através da elaboração de vinhos absolutamente íntegros, levar ao consumidor momentos de plenitude, satisfação e prazer.

Mas de que forma podemos definir um vinho íntegro?

Diremos, então, que são vinhos que foram planejados para, dentro de sua aptidão natural, nos brindarem com o máximo do seu potencial.

A busca deste ideal, exigiu um grande conhecimento de todo o trabalho a ser realizado, começando pela identificação correta da região para implantação do projeto e das cepas que melhor ali se adaptariam. Todas as evidências apontaram para a região de Palomas, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e as cepas mais adaptadas não deixavam dúvidas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, dentre as tintas; Chardonnay e Gewurztraminer, dentre as brancas.

Não é possível produzir um vinho íntegro sem estar seguro da procedência das uvas.
E, por esta razão, implan-tamos nossos próprios vinhedos.
A partir da compra do terreno, iniciou-se a reprodução das mudas que dariam origem ao parreiral. O vinhedo foi implantado de acordo com as condições do terreno e as variedades escolhidas: direção das filas, distância entre plantas, distância entre filas, sistema de condução foliar, tudo definido com tecnologia e o máximo de detalhamento.

Os tratos culturais do vinhedo, tais como fertilização do solo e das plantas, práticas conservacionistas para o solo, tratamentos fitossanitários, podas secas e podas verdes são constantemente discutidos entre os técnicos para a obtenção de uvas de qualidade excepcional. Sempre, em qualquer decisão, há o privilégio da qualidade em detrimento da quantidade e, portanto, a produtividade de nossos vinhedos é, idealmente, baixa.

Daí, passamos para a colheita dos frutos e a elaboração dos vinhos propriamente dita. As uvas são acompanhadas, analisadas e avaliadas durante seu amadureci-mento no vinhedo, e colhidas somente após demonstrarem que alcançaram o máximo do seu potencial em termos de complexo aromático e parâmetros físico-químicos, tais como açúcares, polifenóis e acidez. A elaboração dos vinhos exige conhecimento, paciência e amor.

Paciência é um comportamento inerente à profissão do enólogo e amor é um sentimento do qual dispomos em profusão. Para a aplicação do conhecimento são necessárias condições tecnológicas adequadas. A construção de uma adega moderna, cujos tanques e equipamentos permitiriam ao enólogo absorver o máximo da excelente matéria-prima por ele recebida, se fez necessária.

Cada um dos passos relativos ao processo de elaboração: o desengace dos cachos, o esmagamento das uvas, a clarificação do mosto, a fermentação propriamente dita, a estabilização, a maturação e o envelhecimento dos vinhos são feitos em condições ideais.

Nossos consumidores podem estar certos de que jamais beberão um vinho em que seja necessária a adição de açúcar, de forma que o potencial alcoólico alcançado, bem como a complexidade aromática, a coloração do vinho e suas nuances e o equilíbrio de paladar, sempre refletirão o resultado obtido através do cuidado com a produção das uvas no próprio vinhedo e o trabalho amoroso do enólogo.

Desta forma, esperamos que nosso consumidor, ao degustar nosso vinho, perceba que este produto foi criado por pessoas que, acima de tudo, trabalham com respeito e honestidade e cuja tarefa de elaborar bons vinhos não se resume simplesmente a um negócio, mas reflete uma filosofia de vida.

Se assim não fosse, não teríamos iniciado este investimento no ano 1999, para, somente em 2005, fazermos o lançamento dos nossos primeiros produtos, uma produção muito limitada. Esperamos que nosso consumidor se extasie com este trabalho e participe dando sua opinião, ajudando-nos, a cada nova colheita, a galgar mais um passo na busca do vinho que nos concederá plenitude, satisfação e prazer.

Vitivinícola
Cordilheira deSant'anna