Ferradura dos Vinhedos

ROTA FERRADURA DOS VINHEDOS DE SANTANA DO LIVRAMENTO FOI FINALISTA DO II PRÊMIO INOVAÇÃO EM TURISMO RS

O concurso II Prêmio Inovação Turismo RS, realizado em Porto Alegre no último dia 18 de dezembro de 2014 pela Secretaria de Estado do Turismo, recebeu 261 projetos oriundos de 75 municípios que abarcam as 25 regiões turísticas do Estado. O Certame teve como objetivo identificar o que existe de novidade e criatividade em turismo no interior do Estado, bem como abriu espaço para a divulgação de projetos, eventos, produtos e atrativos turísticos no Rio Grande do Sul.

Com duas Comissões de Avaliação, compostas por experientes técnicos das áreas turística, cultural e acadêmica, a organização da seleção dos projetos foi dividida em seis Categorias, sendo elas: Categoria 1 – Práticas Inovadoras em Planejamento e Gestão; Categoria 2 – Práticas Inovadoras em Estruturação de Produto; Categoria 3 – Práticas Inovadoras em Hospitalidade; Categoria 4 – Práticas Inovadoras em Entretenimento e Lazer; Categoria 5 – Práticas Inovadoras em Promoção e Marketing; Categoria 6 – Práticas Inovadoras em Produção Científica.

Inscrita pela Universidade Federal do Pampa a rota Ferradura dos Vinhedos foi finalista nas Categorias 2 e 5, sendo que, na Categoria 2, dos oitenta e oito, trinta projetos foram classificados como finalistas, e na Categoria 5, dos trinta e seis, onze projetos foram classificados como finalistas. Os vencedores das categorias 2 e 5 foram: o projeto Criação do Vinho Oficial da Copa do Mundo, da Cidade de Bento Gonçalves, e o projeto Terra dos Bons Ventos: o Litoral Norte por Completo, ao Natural, da cidade de Osório, respectivamente. O maior número de premiados concentrou-se na região de Gramado, Porto Alegre, Viamão e municípios da Serra Gaúcha. Inscrito pela Secretaria Municipal de Turismo também concorreu e foi finalista pela cidade de Santana do Livramento o projeto 1º Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa na Categoria 3.

A Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, mesmo não ganhando prêmios, recebeu Certificados de Classificação como finalista do Certame e Livramento serviu-se desta oportunidade de promoção estadual para se inserir mais no mapa do turismo do Rio Grande do Sul, deixando de ter como principal atrativo os Free Shops de Rivera.

O arranjo produtivo vitivinícola de Santana do Livramento, onde está localizado, acha-se disposto no formato de ferradura. A via é hoje um grande potencial turístico para a cidade e região, e se a comunidade santanense desejar poderá consolidá-la no médio e longo prazo por suas belezas naturais, atrativos culturais, riquezas históricas, religiosas e sociais, destacando seu enorme patrimônio material e imaterial para além do vinho.

Por Prof. Avelar Fortunato - UNIPAMPA - idealizador da Rota Ferradura dos Vinhedos. E-mail: avelarfortunato@unipampa.edu.br


Vitivinícola
Cordilheira deSant'anna