Enoturismo

Pelas suas características de solo plano, com poucas ondulações, possibilitando a contemplação de longe, a região da Campanha Gaúcha é muito visitada por turistas de todos o Brasil. A Cordilheira de Sant’Ana está localizada muito próxima ao Uruguai, cerca de 10 quilômetros em linha reta, de forma que este é mais um atrativo às pessoas que visitam a região.

Os vinhedos da Cordilheira de Sant’Ana estão localizados aos pés do Cerro de Palomas, o que compõe uma paisagem belíssima e um cenário romântico, tanto durante o verão, quando as plantas estão carregadas de uvas, quanto no inverno, quando todas as folhas caem e, após a poda, o vinhedo se renova para mais uma colheita.

O atendimento aos turistas é feito em todos os dias da semana. Durante a semana, o horário de atendimento é das 8 às 16 horas e nos finais de semana e feriados, das 9 às 18 horas. Quando se trata de grupos turísticos com mais de 10 pessoas, recomenda-se o agendamento prévio. Vale ressaltar que estamos cumprindo os rígidos protocolos de proteção à vida, estabelecidos pelo governo do estado do Rio Grande do Sul.

Se o grupo de visitantes estiver interessado em degustar uma tábua de frios ou um almoço leve como o típico prato local “escondidinho de charque”, é só agendar. Também há uma lojinha onde podem ser adquiridos os vinhos, bem como outros produtos artesanais produzidos pelos artesãos da Vila de Palomas.

Venha viver esse
momento!

Bela Rosana

Este vinho foi elaborado em rosé exclusivamente de uvas Cabernet Sauvignon. Imediatamente após o suave esmagamento das bagas, o mosto foi separado das cascas para fermentar em rosado, em tanques de aço inoxidável a temperatura controlada entre 14 e 17ºC por, aproximadamente, 20 dias. Quando finalizada a fermentação, foi resfriado e filtrado, sendo engarrafado no mês de setembro de 2025.

Bella Rosana é um vinho rosado seco, cujos aromas são envolventes, lembrando pêssegos maduros e morangos frescos. O sabor vai na mesma sensação de frutas frescas, com um paladar aveludado e marcante e uma acidez bem equilibrada. É elegante e vibrante, revelando frescor, intensidade aromática e uma personalidade única. Tendo em vista que se trata de uma edição limitada a apenas 1.350 garrafas, é m vinho que une tradição, paixão e celebração em um só rótulo.

Dom Gladistão

Este vinho é resultante de um corte de uvas Tannat das safras 2020 e 2022 (42%), Cabernet Sauvignon das safras 2005 e 2022 (31%), Merlot da safra 2022 (15%) e Touriga Nacional da safra 2020 (12%), uma seleção das três melhores safras deste século no terroir Palomas. As uvas de ambas as safras foram colhidas ao atingirem o equilíbrio de sua maturação e a vinificação foi a tradicional, com temperatura controlada entre 24 a 28ºC por cerca de 8 dias. O vinho da safra 2005 repousou em barricas de carvalho americano por 18 meses e os vinhos da safra 2020 repousaram em barricas de carvalho francês também por 18 meses.

O Dom Gladistão, 1ª edição, é um vinho surpreendente, sendo complexo e equilibrado. Seu aroma lembra frutas negras, evoluindo para notas intensas de amêndoas, café e tabaco. No sabor, inicialmente tem sua maciez assegurada pela presença do Cabernet Sauvignon 2005 e pelo seu teor de açúcar residual natural.

Reserva dos Pampas Rosé

Este vinho foi elaborado em rosado exclusivamente de uvas Cabernet Sauvignon. Imediatamente após o suave esmagamento das bagas, o mosto foi separado das cascas para fermentar em rosé, em tanques de aço inoxidável a temperatura controlada entre 14 e 17ºC, por aproximadamente, 20 dias. Quando atingiu 20 g/l de açúcar natural residual, foi resfriado a 0ºC e, em seguida, filtrado, permanecendo resfriado a temperatura de 10º C até o seu engarrafamento.

É um vinho elegante de aroma extremamente frutado, lembrando morangos, cerejas e framboesas. O sabor vai na mesma sensação de frutas frescas, sendo que sua doçura natural mantém um equilíbrio perfeito com a acidez ligeiramente perceptível. É agradavelmente balanceado, refrescante, perfeito para ser consumido principalmente no verão, à beira da piscina e na praia.

Chardonnay

O aroma deste Chardonnay é uma mistura de frutas tropicais maduras, notas lácteas, toques de baunilha e um leve tostado, obtido pela fermentação em carvalho. Na boca é denso, longo e elegante, tem ótima acidez, textura rica e persistência.

A vinificação do Chardonnay 2017 se dá a partir do corte de 27 % fermentado em barris de carvalho francês, ficando “sur lie” por 8 meses com 73 % fermentado em tanque de aço inoxidável a temperatura controlada de 14 a 16 ºC durante 20 dias.

Merlot

O Merlot da safra 2017 tem aroma frutado de tâmaras e ameixas secas. Apresenta corpo médio, com entrada de boca elegante e redonda, explodindo em frescor e acidez vibrante. É um vinho tenro, com um toque herbáceo típico da variedade, mas igualmente delicado e harmonioso. Bem complexo e estruturado, os sabores de frutas se misturam ao sutil carvalho, tendo acabamento generoso e persistente, com um final levemente condimentado. Os taninos macios e aveludados são sua principal característica.

Sua vinificação se dá de forma tradicional, com temperatura de fermentação controlada entre 22 a 24ºC por 8 dias; macerado durante 3 dias; envelhecido 35% em barris de carvalho durante 12 meses.

Cabernet Sauvignon

Este Cabernet Sauvignon tem um bouquet pronunciado, que lembra as flores de hibiscos, onde os aromas florais e cítricos são marcantes, combinado com algo herbáceo. Sua estadia longa em barris de carvalho concedeu-lhe notas de alcaçuz e chocolate amargo. Tem boa estrutura, taninos delicados e corpo médio. Mostra sua personalidade ímpar a medida em que se alonga o tempo depois de aberto.

Este Cabernet Sauvignon possui uma vinificação tradicional, com temperatura de fermentação controlada entre 26 a 28ºC por 8 dias; macerado durante 8 dias; envelhecido 75% em barris de carvalho francês por 24 meses.

Tannat

O Tannat 2019 é um vinho de aroma marcante de especiarias como o cravo e a pimenta preta, além de frutas negras maduras, características da variedade. No sabor, ainda se percebem as especiarias, sendo que o longo tempo de permanência em barricas de carvalho também lhe concedeu notas intensas de chocolate e tabaco. O corte com Cabernet Sauvignon da safra 2005 (safra emblemática deste século), tornou-o harmônico ao paladar, assegurando-lhe a maciez necessária para o consumo. Recomenda-se decantá-lo antes de servir.

A vinificação se dá de forma tradicional, com temperatura de fermentação controlada entre 24 a 28ºC por 8 dias; maturado 65% em barris de carvalho franceses e americanos por 32 meses e cortado com 8% de Cabernet Sauvignon da safra 2005.

Touriga Nacional 2020

Touriga Nacional

O Touriga Nacional é um vinho cuja sua vinificação se dá de forma tradicional, com temperatura de fermentação controlada entre 22 a 26ºC por 8 dias; macerado durante 12 dias. Tendo em vista seu elevado teor de taninos, estima-se que possa ser guardado por até 15 anos.

O Touriga Nacional 2020 é um vinho inconfundível, de personalidade ímpar. Impressiona pela cor intensa e pelos aromas florais, com predominância para violeta, frutos silvestres maduros e resinosos. Os seus taninos são poderosos e robustos, mas ao mesmo tempo delicados, finos e elegantes.

Gewürztraminer

O Gewürztraminer é um vinho de caráter excepcional. No aroma é inconfundível: uma mistura exótica de especiarias e pétalas de rosas. O sabor, exclusivo e intenso, lembra a lichia , evoluindo para o mel e compota de frutas. Seu frescor enche a boca. Tem corpo médio e boa acidez, traduzindo um final longo e delicado

Vinificação: maceração do mosto por 4 horas e fermentação em tanque de aço inoxidável a temperatura controlada de 14 a 16 ºC durante 18 dias.

Reserva dos Pampas
Branco

Este vinho é resultante de um corte de Sauvignon Blanc (53%), Chardonnay (40%) e Gewürztraminer (7%). As uvas foram colhidas quando cada uma se encontrava em perfeito estado de maturação, o que garantiu o equilíbrio do vinho ao final da fermentação, que ocorreu em tanques de aço inoxidável a temperatura controlada de 14 a 17 ºC por, aproximadamente, 20 dias para cada variedade. Após, foi realizado o corte, que mesclou as características de cada cepa, produzindo um vinho diferenciado.

É um vinho de aroma complexo, que mistura o herbáceo do Sauvignon Blanc ao frutado do Chardonnay, além das especiarias e da lichia do Gewürztraminer, o que o torna único. O sabor, personalíssimo, parece conter qualquer especiaria mágica. É agradavelmente balanceado, refrescante, cheio de espírito.

Reserva dos Pampas
Tinto

Este vinho é resultante de um corte de Pinot Noir (75%), Cabernet Sauvignon (15%) e Tannat (10%), tendo sido as uvas vinificadas de uma forma tradicional, ao atingirem o equilíbrio de sua maturação, com temperatura de fermentação controlada entre 26 a 28ºC por 8 dias.

É um vinho de aroma intenso e delicado de frutas vermelhas, como cerejas, morangos e framboesas, provenientes do Pinot Noir. O sabor é também muito pronunciado, sendo que o corte com Tannat lhe concedeu boa estrutura tânica e o Cabernet Sauvignon lhe conferiu a maciez necessária para o consumo jovem. Este corte diferenciado é rico em aromas primários e muito arredondado ao paladar.

Rubi dos Pampas

O Rubi dos Pampas é um vinho licoroso produzido com uvas tintas supermaturadas, o que lhe concedeu um grau alcoólico elevado. É um vinho doce, sendo por isso adequado ao consumo juntos às sobremesas.